top of page

A FINESSE QUE AJUDA NA MANUTENÇÃO DO PESO




Muita gente não sabe, mas fui estudar nutrição depois de já ter tido minhas filhas, aos 31 anos. Antes disso me formei em Relações Públicas (RP) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e sempre me orgulhei de ter tido a oportunidade de ingressar numa universidade tão concorrida – na época, eram apenas 10 vagas de RP por ano.


Desde menina eu queria ser RP. Organizar festas, eventos...sem saber que a profissão seria muito mais do que isso. Uma das muitas coisas que estudei no curso foram as regras de etiqueta. Não no currículo obrigatório, mas como curso extracurricular. Afinal, certas funções de uma RP exigem todo um cerimonial que a maioria das pessoas desconhece.


Dez anos se passaram trabalhando como RP e nunca precisei das tais regras de etiqueta. Trabalhava com moda, beleza e gastronomia e tudo era muito informal. Mas por incrível que pareça, foi quando abri meu consultório de nutrição que entendi que tudo que se aprende nesta vida tem um uso em alguma situação.


As regras de etiqueta são hoje uma das minhas técnicas preferidas para tratar sobrepeso e obesidade, principalmente em pessoas ansiosas, que frequentemente levam essa forma de ser também para a alimentação, comendo rápido e sem prestar atenção nas quantidades.


As regras de etiqueta diminuem o ritmo da refeição, permitem que a pessoa tenha uma respiração adequada, previnem engasgos e melhoram a mastigação. Também ajudam a comer com a atenção plena, hoje considerada uma ótima técnica para se alimentar bem. 


Vou tentar explicar melhor aqui. Por exemplo, para um destro cortar a carne, ele tem que segurá-la com o garfo na mão esquerda e serrar com a faca na mão direta. Depois, levar o garfo à mão direita, espetar a carne cortada e levar à boca. Enquanto mastigar a carne, apoiar os talheres no prato.


Ou seja...se seguir as regras de etiqueta, cortar um simples pedaço de carne dá o maior trabalho e cansa só de pensar. Apoiar os talheres no prato fazem a pausa, para você decidir se vai querer comer mais.....E tem regra para todos os tipos de alimentos, inclusive bebidas. 


Ler o parágrafo acima pode te levar a pensar em como decorar tudo isso. A verdade é que as regras têm uma lógica, e ao entender fica bem fácil. O legal é treinar e fazer com que se torne natural. Assim você vai ficar elegante nos modos e feliz com seu corpo!


Adriana Kachani



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page