Dicas de Equilibrio em Tempos de Desequilibrio




Quem me conhece pode até achar estranho eu estar escrevendo esse tipo de texto. Não acho que sou a pessoa mais equilibrada (mas também estou longe de ser a mais desequilibrada) mas nesses últimos meses tenho tentado colocar em prática algumas coisas que eu já sabia mas não fazia com habitualidade.


Como tenho notado bons resultados, então resolvi compartilhar.


O mais importante acho que é traçar diretrizes, estabelecer pequenos objetivos todos os dias.


Eu sempre tive uma vida cheia de compromissos e ter a agenda esvaziada causou, no mínimo, um estranhamento enorme. Então comecei a dar uma relevância maior para cada pequena tarefa, podia ser a limpeza da casa, a série que estava assistindo (colocava metas de quantos episódios deveria assistir por dia), livros que estava lendo, listas de pessoas com quem gostaria de falar,…


Depois, muito importante - Lembrou de parar hoje? - Se conectar com a sua respiração é algo muito benéfico.


Esse é um exercício eficiente de respiração para acalmar: durante 1 minuto inalar e exalar

contando 1 inala/1 exala, 2 inala/2 exala, 3 inala/3 exala… Em geral serão de 9 a 12 respirações durante 1 minuto. Uma vez que vc saiba qual é a sua “quantidade”, pode fazer sempre que precisar, sem marcar o tempo. Um minutinho de inala/exala bem feito faz muito bem!


Outra dica que eu já conhecia há muito tempo mas nunca tinha colocado em prática é o tal

“Caderninho da Gratidão”: todos os dias escrever 5 coisas pelas quais se é grato naquele dia.


Lembro que quando comecei, ainda estava bem frio aqui e uma das coisas que todos os dias eu anotava era o banho quente, a deliciosa água quente caindo pelo meu corpo!


Quando começamos a escrever é engraçado porque temos uma dificuldade inicial mas rapidamente as 5 coisas passam a ser pouco!


Meditação diária para aquietar a mente e ouvirmos nossa intuição. Às vezes uso o mantra

ENTREGO, CONFIO, ACEITO e AGRADEÇO.


Bons aplicativos de meditação: CALM, HEADSPACE, INSIGHT TIMER. Para mim a meditação é mais um momento de introspecção e tentativa deparar os pensamentos. Muita gente medita e não sabe!


Para quem pratica yoga e mesmo para quem nunca praticou, o “asana” (postura) TADASANA (Postura da Montanha), no qual, estando em pé, junta-se os pés descalços, alinha-se o corpo todo, mantém-se os braços ao lado do corpo também esticados e alinhados (não encostados ao corpo, com as palmas das mãos viradas pra frente).

O intuito é que assim como a montanha, que não se deixa abalar pelas tempestades (Internas e Externas), nós também podemos ser como ela. Devemos sentir nossos pés se “enraizando” no solo (Quem puder/gostar de fazer no jardim ou na areia da praia, acho particularmente bom), o peso do corpo oscilando até acharmos um equilíbrio na distribuição do peso por toda a planta do pé.


Estou lendo um livro que rondava minha lista há muito tempo mas só agora virou prioridade: O Poder do Agora (Eckhart Tolle). Fez muito sucesso há uns 20 anos mas continua super atual e nesse momento tenho encontrado pensamentos incríveis nele, coisas para refletir

profundamente:


“Nunca nada acontecerá no futuro; acontece no Agora. Aquilo que você

considera o passado é uma memória, armazenada na mente, de um antigo Agora. Quando

relembra o passado, você reativa uma memória. O futuro é um Agora imaginado, uma

projeção da mente. Quando o futuro chega, chega como Agora. Quando pensa no futuro você está pensando agora. É óbvio que o passado e o futuro não possuem uma realidade que lhes seja própria. Tal como a Lua não tem luz própria, mas só pode refletir a luz do Sol, também o passado e o futuro não passam de pálidos reflexos da luz, do poder e da realidade do permanente presente. A sua realidade é “pedida emprestada” do Agora."


Não é algo simples de entender ou assimilar mas acho que foi a primeira explicação sobre

como só existe o Agora, que realmente fez sentido para mim. Há que ler e reler algumas vezes (Se fizer algum sentido pra você e sua vida, claro!). Se chamar a sua atenção é porque de alguma forma estamos conectados.


Não vou me despedir com Namastê porque aí já seria demais! Um simples obrigada a quem se aventurou a ler esse texto até o fim.







*Caso alguém tenha algum comentário mais longo ou queira partilhar algo comigo, esse é o meu contato: tekabahia2012@gmail.com.

*Clique aqui e leia mais "FORA da CASINHA"

© 2020 - Eu não anoto nada - por Tati Montenegro

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Pinterest