O BARULHO DO SILENCIO (texto de agosto/2013)



A primeira vez que eu ouvi o “Adhan”, o chamado às orações dos muçulmanos, foi no Egito, há quase 20 anos.


Antes do amanhecer, esse chamado é feito pelo miezim, à partir do minarete das mesquitas. O tom é melodioso, como um mantra, que reverbera pelos arredores até alcançar o eco de outro adhan, já que são todos emitidos ao mesmo tempo, no mesmo horário.


Geralmente as mesquitas estão envoltas por uma luz esverdeada, que causa um efeito misterioso, ao menos para os não-muçulmanos e ocidentais de uma maneira geral.


Essa primeira experiencia num país árabe foi única e inesquecível, por mais que depois eu tenha estado no Marrocos e na Turquia. Talvez pelo fato do Egito ser mais autentico no que diz respeito às influencias ocidentais. Talvez simplesmente pelo fato de ter sido a minha primeira experiencia num mundo de tantos barulhos e silêncios.


Do transito caótico e buzinas, trotar de cavalos e camelos, vendedores de rua e mulheres literalmente chorando por uma esmola. Tudo muito intenso, vivído, colorido.

Mas nessa mesma viagem, tive a experiencia máxima do silencio absoluto.


Uma vez tinha ouvido algo sobre ser “preciso entrar no deserto para aprender o silencio”. Assim é. Porque o silêncio numa noite no deserto é único e poderoso, uma verdadeira experiencia transcendental.


Dormir ao lado de beduínos e camelos, numa tenda sem banheiro, ou com banheiro químico, não é programa para todo mundo. Definitivamente não! Mas dá pra suavizar a experiência , contratar um guia, pedir para ficar menos, esperar que a lua suba no céu e as estrelas preencham o espaço. Vale demais a pena!

No Egito, Jordânia, Marrocos, Tunísia, Emirados Árabes, Qatar...Todos esses lugares oferecem esse tipo de passeio, alguns com mais requinte, champagne sob a tenda, transporte de van até o deserto...Não importa , faça da maneira que te agradar mais, com a qual vc se sinta confortável.


Mas não deixe de experimentar.

© 2020 - Eu não anoto nada - por Tati Montenegro

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
  • Pinterest