top of page

O Tempo é Agora




Vivemos no hoje pensando no amanhã e lembrando do ontem.


Já li muito sobre a importância de me manter no Agora. Mas é muito, muito difícil dissociar a idéia de tempo de todas nossas ações e pensamentos. Vamos ao óbvio: o momento presente é o único que realmente acontece. O que acontece está permanentemente mudando e cada dia é feito de milhares de momentos em que muitas coisas acontecem.


Avançamos: o tempo seria uma sucessão interminável de momentos, alguns bons, outros maus. Mas, se pararmos para pensar com atenção, percebemos que não há vários momentos, só há sempre ESSE momento. A vida é sempre agora.


Toda nossa vida se desenrola nesse constante Agora. Os momentos passados só existem se nos lembrarmos deles e os do futuro se os anteciparmos. Passado e futuro são apenas conceitos.


Ambos só existem no momento presente. Entendeu? Você sabe como viver o Agora? Quantas vezes já ouvimos que o passado é imutável e o futuro é a projeção de todas as nossas escolhas? Mas o que significa viver o hoje? Por que na prática viver o hoje parece ser tão difícil? Porque vivemos tão imersos a preocupação do que vamos fazer, planejar, construir a médio ou em longo prazo, que nos esquecemos de aproveitar o agora.


Acho que é saudável planejar e sonhar, o problema é que planejamos tanto que não sobra tempo de viver o Agora.


De nada adianta arrumar a casa e não aproveitar o aconchego do seu lar. De nada adianta trabalhar incansavelmente e lhe faltar tempo para curtir a família e amigos. Você vive para os seus projetos sem saber se irá vivê-los e quando perceber que o amanhã é incerto, aquele momento ao qual você desejou tanto e não aproveitou, virou passado. Queria me alongar no assunto, mas teria que fazer copie e cole de textos mais bem fundamentados e isso estaria fora de questão. Não me propus a escrever aqui para fazer citação bibliográfica. Então, abandonei esse princípio de texto, que poderia ser promissor mas estava se revelando bem ordinário. Tinha textos entregues e não havia pressa para escrever um novo.

Só que o tempo passa rápido. Esse tempo do Agora, do Hoje, da Vida Acontecendo e dos prazos caindo! Meio por acaso, resolvi atualizar a leitura dos textos dos outros ANOTADORES. Aí estava lendo um texto (incrível) da ANOTADORA Isabel Coutinho sobre os números, coincidências e pimba! Isabelzinha mencionou o tal do Agora, do Viver o Presente!


Caramba! Cadê aquele meu textinho mixuruca e meio confuso? Vai do jeito que está mesmo! Segundo nossa mentora Tati Montenegro, a proposta dessa revista virtual é escrevermos textos leves e que fluam. Sendo assim, a minha pequena tentativa de me aventurar nos meandros da filosofia do poder do Agora é válida.


Foi validada pela coincidência do texto da Bel. E já que não existem coincidências, escrevemos todos numa teia gigante de linhas e parágrafos que se intercalam e se misturam. Em diferentes partes do mundo. Em fusos distintos.


No único Agora que existe.


Maria Tereza De Iuliis


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page