top of page

Sabe qual é o teu legado?



Já te questionaram qual é o legado que deixarás? Já refletiste sobre isso e não encontraste resposta?


Um dia disseram-me que o meu legado seria o que eu gostaria que as pessoas falassem sobre mim no meu velório.


É claro que não me importei mais com esse tal legado, pois só vou a velórios de parentes próximos para não ser excluída da família. Acho um ambiente frio, onde se olha para o corpo do falecido que já não está mais aqui, e ouvem-se os mais diversos comentários.


A pessoa que nunca foi boa durante a vida, vira um santo assim que morre, enquanto aquele que verdadeiramente deixou um legado de amor, resiliência e dedicação aos seus muitas vezes recebe pouco reconhecimento na sua finitude, afinal, não gerou polêmica em vida.


Essa é a minha visão sobre velórios.


Logicamente, conforme fui amadurecendo, busquei outra definição para legado, uma que fizesse sentido para mim.


Entendi que legado é o que transmitimos como exemplo, a forma como agimos, pensamos e nos expressamos. Além disso, é o que os outros aprendem ao seguir nossos passos.


Comecei a me aprofundar no assunto e hoje sou admiradora desse tal legado.


Descobri que cuidar daqueles que amamos, demonstrar carinho e preocupação é uma maneira de construir um legado importante. Mais do que grandes obras ou grandes feitos, o que realmente permanece é quem realmente somos. E é por isso que sempre seremos lembrados.


Estou cada dia mais construindo o meu legado, mas para isso, todos os dias procuro me conhecer melhor, ser mais assertiva nos meus pensamentos, equilibrar minhas emoções e, como consequência, ter comportamentos mais funcionais e agradáveis para aqueles que convivem comigo.


Você já pensou sobre esse assunto?


Sabe qual é o teu legado?


Fernanda Papa de Campos

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page