top of page

PROMESSAS DE ANO NOVO



Um ano sem chocolate – ou melhor, sem doce. Só comer salada durante a semana. Ir à academia TODOS os dias. Dormir sempre às 22h, afinal dormir bem ajuda a emagrecer. Só comprar roupa quando couber no tamanho 38.


Quem nunca fez essas promessas de ano novo?


A verdade é que entra ano, sai ano, e as promessas são as mesmas. O peso idem. Algo está profundamente errado. Se uma só destas promessas fossem cumpridas, já teria um impacto na perda de peso. Mas a gente não emagrece e vai se frustrando...se achando uma looser por não conseguir. Uma pessoa “sem palavra”. Afinal, por que com TODO MUNDO dá certo???


Talvez por não terem expectativas tão altas. Talvez por não se imporem metas tão difíceis. Mas o fato é que para muita gente dá certo. Para meus pacientes sempre dá, mas não deste jeito que você vem fazendo.


Então proponho uma mudança radical. Que tal não fazer nenhuma promessa? Que tal seguir um dia de cada vez, dando o seu melhor? E se algo der errado, recomeçar o mais rápido possível, sem compensações nem extremismos.


Recomeçar comme il faut, do jeito que seu nutricionista orientou: três refeições principais ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches intermediários (no meio da manhã e no meio da tarde). Refeições sempre com salada crua e ingredientes da horta, mas também um prato principal com vegetais quentes +1 fonte protéica + uma fonte

de energia – que pode ser ou não o tradicional arroz e feijão. E apenas 2-3 frutas ao dia.


Se você já faz tudo isso está de parabéns. Então vamos dificultar um pouco mais evitando produtos industrializados? E que tal num outro momento tentar consumir doces só esporadicamente? E ainda dá para ficar mais difícil: sem consumir bebidas alcoólicas.


O importante é lembrar que passar da orgia alimentar do fim de ano e férias para a austeridade radical é difícil. Eu diria quase impossível, se a gente pensar a médio e longo prazo. Ninguém aguenta uma rotina alimentar tão monótona, e é aí que as compulsões alimentares geralmente aparecem.


Então vamos ser bonzinhos conosco e escalonar - um passo de cada vez. E comemorar cada meta alcançada. Seja de peso ou de alimentação saudável.


Adriana Kachani

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page